quinta-feira, 19 de novembro de 2015

VAZÃO DO OLHO D'ÁGUA DE FRECHEIRINHA, PODE TER CHEGADO AO FIM..DIA 03-11-2015




O maior símbolo de origem de Frecheirinha pode ter chegado ao fim, na manhã desta terça-feira(03/11/2015), a vazão do olho d'água parou de jorrar, agora pela tarde, frequentadores do Polo de Lazer ficaram admirados e lamentaram pela situação.

Uns dos possíveis motivos pode ter sido a quantidade de poços profundos particulares que foram perfurados no município, assim como aterros e construções próximo a área. 

As possibilidades do olho d'água voltar a jorrar são mínimas, devido a seca que nossa cidade enfrenta e pela grande extração de água de poços particulares. Estima-se que no raio de 2 Km do olho d'água, haja mais de 15 poços profundos.

Segundos estudos realizados pela Funceme(Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), a previsão é que 2016 seja mais um ano com chuvas abaixo da média.

SÍMBOLO DA ORIGEM DA CIDADE DE FRECHEIRINHA

Segundo a Wikipédia, a história de Frecheirinha "começou num olho d’água, habitada por uma tribo provavelmente descendente dos Tabajaras (Senhores das Serras) que habitavam os sertões e rios da Zona Norte do Ceará. A tribo era liderada por uma índia chamada “Flexeira” muito hábil no manejo da flecha

Flexeira deu à luz uma filha que em pouco tempo tornou-se muito mais hábil no manejo da flecha do que a própria mãe e logo ficou muito querida e respeitada na aldeia. Em homenagem à indiazinha a aldeia passou a ser chamada de “Flexeirinha”. Daí surgiu a toponímia Frecheirinha, ou seja, nome adaptado do diminutivo de flecheiras."

FONTE BLOG KAPA DA CIDADE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário