quinta-feira, 2 de junho de 2011

FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM FRECHEIRINHA-CE.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frecheirinha, em parceria com a Prefeitura Municipal e Fetraece, realizou na última sexta-feira (27/05) a Feira da Agricultura Familiar e Artesanato de Frecheirinha que a cada ano vem se constituindo num um espaço dedicado à vivência de interação social, cultural e econômica entre os/as agricultores/as familiares do município vindos de todas as comunidades da zona rural, e os/as consumidores/as urbanos que buscam produtos naturais típicos do meio rural, por um preço justo, ético e solidário.
      De fato, as feiras são um dos espaços mais antigos de compra e venda que se tem registro na história. É lugar onde podem ser encontrados os produtos característicos de cada região e suas diversas manifestações culturais. É espaço para a boa conversa, o cafezinho com tapioca, a pamonha e é também um lugar de partilha e de aprendizado.
       Por ocasião da feira percebeu-se claramente essa interação haja vista a ocorrência de encontros e reencontros de todas as classes sociais locais, os bate-papos e as cantigas de viola.
 Nos anos anteriores a feira acontecia Galpão dos Feirantes, no mês de setembro, por ocasião das festividades da padroeira. Este ano o STR de Frecheirinha inovou com a realização da feira na rua Joaquim Pereira, em frente à sede da entidade, sendo que a proposta é a realização de três eventos nos meses de maio, setembro e dezembro.
      A Feira da Agricultura Familiar e do Artesanato de Frecheirinha, segundo o dirigente sindical Manoel Medeiros, faz parte das ações estratégicas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frecheirinha para mobilização dos agricultores e demonstração à sociedade da importância do agricultor familiar para a economia local. A primeira feira aconteceu no dia 06 de setembro de 2008, a 2ª edição no dia 05 de Setembro de 2009 e a 3ª edição no dia 04 de setembro de 2010.
      Em 2011 o próprio Sindicato montou a estrutura da feira com a aquisição de barracas e mobilização dos agricultores. A avaliação dos organizadores é que o volume comercializado superou os anos anteriores.
      Para o público que visitou a feira a avaliação é de que de fato esse espaço de comercialização proporciona a oportunidade de se adquirir produtos de qualidade e que deveria acontecer em outros momentos do ano. 
     Além de representantes de entidades associativas locais, a feira contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento e Produção do Município Eudes Almeida, do delegado regional da Fetraece Sr. José Ferreira, diretores do Instituto Carnaúba e da Fundação CIS e de Reginaldo Mourão Publicidades.

FONTE: SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FRECHEIRINHA....





Nenhum comentário:

Postar um comentário