segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Celebração comemora os 50 anos da Renovação Carismática Católica.nov.2017


A Renovação Carismática Católica (RCC) está celebrando 50 anos de sua existência. O movimento, que teve início em 1967, nos Estados Unidos, espalhou-se rapidamente pelos cinco continentes. Segundo estimativas, há no mundo mais de 120 milhões de carismáticos católicos. No Brasil, a expectativa é de que os carismáticos sejam 10 milhões, com cerca de 20 mil grupos de oração. Para celebrar a festa, a RCC na Diocese de Sobral promoveu a Noite de Ouro no sábado, 4. Em Sobral, o movimento existe há 35 anos.

A programação teve início às 17h30, na Praça da Igreja da Sé com acolhida conduzida pela Comunidade Shalom. Em seguida, houve um momento mariano com a Comunidade Rainha da Paz. A Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos e concelebrada pelos padres Gonçalo de Pinho, Lucione Queiroz e Aristides. E quem ficou a cargo da missa foi a Comunidade Coração de Maria. Houve ainda um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento com homenagens às pessoas que fizeram parte da história do movimento. Os shows com artistas locais foram compostos por músicas do início da renovação e atuais.

Em Sobral, o marco da RCC foi julho de 1982 em um seminário de vida no Espírito Santo distribuído em quatro finais de semana por articulação de Pe. Arnóbio, fundador da Congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus e Irmã Lucinda das Filhas de S’antana. Os primeiros coordenadores da RCC em Sobral foi o casal Belinha e João Ribeiro.

No início, havia apenas o movimento, depois surgiram a Comunidade Nova Jerusalém, no Sinhá Sabóia, Comunidade São Francisco e Rainha da Paz. Aos poucos, a fecunda diocese de Sobral viu nascer outras comunidades como Coração de Maria, Anawin, Sagrada Família, Vinho Novo, Coração de Jesus, Divina Providência, Maranatá, Kairós, Luz Divina, Pedro Apóstolo e outras.

(com informações da jornalista Tereza Tavares, da Diocese de Sobral).

Nenhum comentário:

Postar um comentário