quarta-feira, 21 de outubro de 2015

INCÊNDIO QUE ATINGIU A SERRA DA IBIAPABA CHEGOU AO FIM, AFIRMA EQUIPE COMBATENTE.


Focos do incêndio estão em áreas de difícil acesso

O incêndio que atingiu a vegetação da região de Ibiapaba durou 14 dias e reuniu diversas equipes, entre elas, a  equipe do Corpo de Bombeiros (35 homens), do Prevfogo do IBAMA (06 homens), brigadistas do Parque Nacional de Ubajara (14 homens) e mais de 15 ex-brigadista e voluntários de todas as comunidades de entorno do parque, entre elas, Sítio Machado, Tipizal, Roça Velha, Palmeiras, entre outras, que trabalharam diariamente na área para controlar as chamas, com as altas temperaturas e muito desgastes físicos das equipes, não houve feridos. 

No domingo (18/10/2015), a operação contou ainda com o helicóptero da Ciopaer, que utilizou um equipamento canadense chamado “bambi-bucekt’’ para lançar 4 mil litros d’água – captadas do açude da comunidade de Chapada, zona rural de Ubajara.


O incêndio também atingiu uma área do Parque Nacional de Ubajara, de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), parceiro do Ibama.


A extensão incendiada cobriu aproximadamente uma área de 3 mil hectares, segundo informações da gerência do ICMbio e dados mais precisos ainda estão em analise.

A equipe do Prevfogo, ICMBio e Corpo de Bombeiros utilizaram como base de apoio as dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frecheirinha. Ontem (22), a equipe se reuniram mais uma vez para debater as melhores estratégias para o combate ao último foco do incêndio próximo a comunidade de Machado e Bela Vista, zona rural de Tianguá.


O Presidente do STR de Frecheirinha, voluntário e articulador do combate deste incêndio afirmou que todas as possibilidades de combate foram utilizada, com reconhecimento de trilhas e apoio das comunidades/agricultores e proprietários e a parceria  dos gestores municipais de Frecheirinha, Tianguá, Ubajara, Governo do Estado, empresário e proprietário do Sítio do Bosco entre outros.  

O prefeito Carleone Junior e o Vice Chico Tiburcio deram total apoio a toda equipe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário