terça-feira, 8 de agosto de 2017

PREFEITO DE FRECHEIRINHA: CONQUISTA LEGALMENTE TERRITÓRIO DA LOCALIDADE PENANDUBA, NA DIVISA COM COREAÚ-CE, ASSEMBLEIA DO CE, REALIZOU AUDIÊNCIA SOBRE LIMITES DOS MUNICÍPIOS, REALIZADA EM SOBRAL.DIA 07-08-2017.

A Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembléia realizou sob a coordenação do Deputado Julio Cesar Filho(Julinho), nesta segunda-feira (07/08), às 9h, audiência pública na Câmara Municipal de Sobral para discutir a questão dos limites territoriais. O debate faz parte do projeto de georreferenciamento dos limites municipais no Ceará, que deverá ser concluído até o fim de 2018.
O debate promovido pela Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos e Divisas Territoriais da Assembléia Legislativa do Ceará, já gera efeitos positivos na delimitação das cidades do interior. 

Uma luta constante do prefeito de Frecheirinha, Carleone Júnior (PP) que há mais três anos observa com insatisfação a perca de receita do município por não ter legalmente a incorporação na Região da Penanduba que faz divisa com Coreaú, mas recebe todos os serviços municipais de Frecheirinha, agora se efetivará. 

Na audiência de segunda-feira (07/08) em Sobral, na Câmara Municipal da Cidade, ficou definido a nova delimitação dessa e de outras Regiões na Zona Norte. A Comissão é coordenada pelo deputado Julinho (PDT), que tem presidido as audiências.               

De acordo com o presidente do Colegiado, Luiz Carlos Mourão Maia, as duas macrorregiões englobam 29 municípios e são as últimas a serem trabalhadas. "As audiências têm por objetivo discutir o levantamento de limites realizados nas macrorregiões de Sobral e de Ibiapaba", resume. Segundo ele, esse trabalho já foi concluído em 155 municípios.

O presidente do Colegiado explica ainda que os prefeitos das duas regiões foram oficiados, com a entrega dos mapas de georreferenciamento realizados por técnicos do IBGE, do Ipece e da Comissão da Assembléia. “A partir dessas informações, os prefeitos e lideranças dos municípios poderão apontar as divergências que possam existir”, observa.

Estiveram presentes a deputada Augusta Brito, o Presidente da UVC, Cesar Veras, o Presidente da câmara de Sobral, Paulo Vasconcelos, como também as vereadoras, Socorrinha Brasileiro e Alessandra Pontes, vereador Evaristo Neri(Coreaú) e os prefeitos: Osvaldo Neto(Reriutaba), Gerlásio Loiola(Forquilha), Carleone Jr(Frecheirinha), Alex Melo( Pacujá) e Ueliton Vasconcelos(Groaíras), além de representantes dos municípios de Sobral, Alcântaras e Moraújo.

O trabalho de georreferenciamento, de acordo com Luís Carlos Mourão, é um convênio entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e Assembleia Legislativa, em parceria com o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC) e Associação dos Municípios do Estado (Aprece). 

INFORMAÇÕES: (BLOG  DO TIDI, E SOBRAL DE PRIMA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário