quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

FRECHEIRINHA OCUPA A 21° COLOCAÇÃO NO RANKING DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA.DEZ.2015



O Ministério Público Federal divulgou a lista do ranking da transparência das contas públicas, no Ceará, Frecheirinha aparece na 21° colocação com pontuação de 6,60 empatado com o município de Icó.
O ranking leva em consideração o nível de clareza das gestões públicas com os dados referentes a receitas e despesas.
Limoeiro do Norte e outros 17 municípios obtiveram as piores colocações no ranking estadual da transparência. 
Segundo o procurador da República e coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção, Alessander Sales, a transparência das gestões públicas é indispensável para combater a corrupção. “Onde nós temos pouca transparência, nós temos muita corrupção. Então uma forma de combater a corrupção é aumentar a transparência da atividade governamental. Segundo a nossa constituição, essa transparência deve estar presente nos portais de transparência disponíveis na internet. Portanto, nós avaliamos todos os portais de todos os municípios brasileiros e classificamos por nota”.
As deficiências das prefeituras e dos governos estaduais em tornar transparante gastos como salário de servidores, diárias pagas pela administração públicas, licitações e contratos vão embasar recomendações do Ministério Público Federal. De acordo com Alessander Sales, as prefeituras e governos estaduais vão ter 120 dias para sanar irregularidades.
“O que nós vamos fazer agora é enviar recomendações para cada município que têm falhas no seu portal da transparência. Vamos apontar as falhas e vamos pedir para que num prazo de 120 dias essas falhas sejam supridas. Depois desse prazo, se nós reavaliarmos e constatarmos que essas falhas persistem, vamos tomar medidas mais fortes”, explica.
Ainda entre os municípios cearenses englobados no ranking da transparência do Ministério Público Federal, Sobral ocupa a 32ª colocação, Crato, a 38ª, Quixeramobim, a 93ª e Crateús está na 120ª colocação. Já Iguatu vem em 424ª.
Portal Ranking da Transparência


Readaptação do Portal Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário