terça-feira, 19 de março de 2019

UBAJARA: FOI ABERTO AGORA TARDE O SEGUNDO SANGRADOURO BARRAGEM GRANJEIRO.TARDE 19/03/2019

Agora a tarde foi aberto o segundo sangradouro da barragem dos grangeros, o que se espera agora é que as águas da barragem baixe, diminuído assim o risco de rompimento. parabéns a todos, foram muitos dias de trabalho intenso.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, atividades ao ar livre e natureza


A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Momento em que o novo sangradouro é aberto para conter o risco de rompimento da barragem Granjeiro, localizada entre os municípios de Ubajara e Ibiapina, na Região da Ibiapaba do Ceará, por volta do meio-dia desta terça-feira (19). O sangradouro vai escoar 50% do volume do reservatório, que apresentou risco de rompimento.
Desde o último sábado (16), cerca de 513 famílias que vivem no entorno do Rio Jaburu, nas proximidades da barragem, são visitadas e orientadas a saírem do local em caráter preventivo, após o alerta da Prefeitura de Ubajara sobre risco de rompimento da estrutura. São cerca de 3 mil pessoas. Cerca de 90% delas se retiraram, segundo a Defesa Civil. Parte delas buscou abrigo em casas de parentes, outra foi transferida para abrigo. Lá, as famílias recebem assistência da prefeitura e de voluntários.
A vala aberta nesta terça tem mais de 90 metros de comprimento e dez metros de largura. A profundidade é gradual. No início do reservatório essa profundidade é menor e cresce à medida que chega no Rio Jaburu, para onde a água está sendo escoada.
Novo sangradouro é aberto na barragem Granjeiros para evitar rompimento da estrutura — Foto: Natinho Rodrigues/ Diário do NordesteNovo sangradouro é aberto na barragem Granjeiros para evitar rompimento da estrutura — Foto: Natinho Rodrigues/ Diário do Nordeste
Novo sangradouro é aberto na barragem Granjeiros para evitar rompimento da estrutura — Foto: Natinho Rodrigues/ Diário do Nordeste
Os trabalhos para conter os riscos de rompimento da barragem iniciaram no fim da quarta-feira (13), com a colocação de sacos de areia. Na sexta-feira (15), iniciaram a escavação do novo sangradouro. A previsão para o término da obra era 10 horas desta terça (19), mas por conta das rochas do solo, os técnicos tiveram dificuldades de realizar a escavação.

Água vai para açude e rio

Segundo os técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA), que coordenam o trabalho, a água vai escoar para o Rio Jaburu e vai desembocar no Açude Jaburu. O rio passa por oito comunidades. Todas as famílias que vivem às margens do rio foram visitadas. Algumas famílias preferiram permanecer no local enquanto mais de 90% foram para casas de parentes e abrigos indicados pela prefeitura de Ubajara.
Durante a manhã desta terça-feira, foi feita uma terceira retirada de famílias para deixar a área sem nenhum morador. “No início da noite de ontem fizemos uma força-tarefa para retirar essas pessoas, mas a gente encontra muita resistência. Agora de manhã, a terceira força-tarefa está sendo realizada”, disse o secretário de assistência social de Ubajara, Jairo Araújo.

Barragem particular

A barragem é privada, pertencente à Agroserra Companhia Agroindustrial Serra da Ibiapaba. O proprietário da empresa, Avelino Forte, informou que "faz a manutenção regular e que não foi notificado sobre a falta de laudo que comprove a segurança do açude".
A ANA informou que vem autuando a Agroserra desde 2017, devido as condições de abandono do local. A Agência embargou a represa até que todas as providências para garantir a segurança da barragem sejam tomadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário