terça-feira, 11 de abril de 2017

Procissão de Domingos de Ramos dá início à Semana Santa em Frecheirinha-CE.Dia 09 de abril de 2017


Fiéis de Frecheirinha-CE, juntamente com o Pároco Pe. Magalhães, participaram da procissão que teve início na Grutinha da Rua Nova com percurso até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, onde foi celebrada a Santa Missa, relembrou a alegria daqueles que acolheram Jesus em sua entrada triunfal e ao mesmo tempo humilde em Jerusalém.

Fiéis católicos de todo o mundo refizeram, neste domingo-09 de abril, um dos mais tradicionais gestos da Semana Santa. Com ramos nas mãos, eles rememoram a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém no domingo anterior ao da Páscoa, conforme ocorreu há mais de dois mil anos. O Domingo de Ramos marca o início dos exercícios espirituais da Semana Santa.

A procissão de Ramos fez lembrar àqueles que caminhavam, que a nossa vida aqui na terra é uma peregrinação ao encontro da vida eterna ao lado de Nosso Senhor.
E o Evangelho que narrou desde a agonia de Jesus até sua crucificação e morte teve a participação de leigos para uma melhor dramatização, o que contribuiu para celebrar melhor, e fez com que a assembleia contemplasse o Amor de Cristo por nós, que sem culpa alguma, remiu a culpa de nossos pecados se oferecendo em sacrifício com a sua própria vida.

VEJA O VIDEO PROCISSÃO DE RAMOS
PÁROCO PE. MAGALHÃES - PROCISSÃO DE RAMOS  AO LADO DE DOS FIÉIS


Reflexão: 
O Domingo de Ramos é o primeiro dia da Semana Santa e o último domingo antes da Páscoa. Nesta data, os fiéis relembram a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém, onde foi recebido como rei pelo povo que, poucos dias depois, clamaria pela sua crucificação.
Neste dia, são realizadas a missa e a Procissão dos Ramos, em que os fiéis andam pela cidade entoando cânticos alegres e segurando ramos de palmeira e de outras árvores, que são abençoados no final da celebração.
Após a bênção, os ramos são levados para casa e guardados até a Quarta-Feira de Cinzas do ano seguinte, quando serão queimados. Segundo a crença popular, protegem contra raios, tempestades e incêndios e afugentam o demônio.
Além do catolicismo, várias outras denominações cristãs comemoram a data. Na Igreja Ortodoxa, a Entrada do Senhor em Jerusalém é uma das Doze Grandes Festas do calendário litúrgico. As celebrações são bem parecidas, exceto por algumas diferenças em relação à decoração das igrejas, feita com flores e ramos de palmeira trançados em forma de cruz. Os ramos são distribuídos aos fiéis juntamente com velas na noite anterior, chamada Vigília da Noite Inteira.

O Domingo de Ramos segundo a Bíblia

Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar o Pessach (a Páscoa judaica) com seus apóstolos. Hospedado em uma cidade próxima, ele enviou dois discípulos para buscar um jumento que nunca havia sido montado em uma aldeia da região. Montado no animal como símbolo de humildade, ele se dirige a Jerusalém, já ciente do sofrimento que enfrentará.
Chegando à cidade, foi recebido com festa por seus habitantes, que forraram as ruas com suas capas e com ramos de palmeira. O povo saudou sua passagem entoando salmos, gritando “Hosana ao filho de Davi” e chamando-o de Rei de Israel e “Messias”, que em hebraico significa “libertador”.
Esse é um episódio repleto de simbolismo, pois era um costume comum entre o povo judaico forrar o caminho para a passagem de personalidades importantes.
Nos dias que se seguem Jesus expulsa os vendedores que tinham tomado posse do Templo de Jerusalém, declarando-se Filho de Deus, e realiza vários milagres.
Também durante esse período ele prega o último de seus discursos, que ficou conhecido como o Sermão do Monte das Oliveiras. Neste sermão, Jesus profetiza sobre o fim dos tempos, a destruição do Templo de Jerusalém e a perseguição a seus seguidores após sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário