segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

ANIVERSÁRIO DOS 80 ANOS DE SOCORRO PORTELA.FRECHEIRINHA-CE. DIA 21-01-2017


        DIVERSOS FAMILIARES DE FRECHEIRINHA, BRASÍLIA, ITAITUBA E REGIÃO JUNTAMENTE COM OS PARENTES E AMIGOS, MARCARAM PRESENÇA, NOITE DE SÁBADO DIA 21 DE JANEIRO DE 2017, BALNEÁRIO ÁQUA CLUBE, PARA FESTA DE ANIVERSÁRIO DOS 80 ANOS DE VIDA DA GRANDE MATRIARCA SOCORRO PORTELA, ONDE NA OPORTUNIDADE CONTOU COM PRESENÇA DO PE. JUSTINO AMIGO DA FAMILIA, MENSAGENS ESPECIAIS DOS FILHOS E NETOS E O TRADICIONAL CANTO DO PARABÉNS, A FESTA FOI ANIMADA PELO CANTOR FRANK CARVALHO E CANTOR MANOELZINHO PENANDUBA..E A FESTA FOI ATÉ A MADRUGADA.. PARABÉNS DONA SOCORRO!!! 






BIOGRAFIA DE MARIA DO SOCORRO PORTELA


“A duração da nossa vida poderá ser de setenta anos e, para os mais fortes, de oitenta;
mas a maior parte deles é trabalho e miséria, passam depressa e nós desaparecemos.”(Sl90,10)

É assim que reza o Salmo 90.

PARABÉNS, D. Socorro Portela! HOJE FAZ A ROBUSTEZ DOS SEUS OITENTA ANOS.
O que dizer, o que escrever?
Nenhuma palavra seria capaz de, nesta hora, descrever a HOMENAGEM que a mãe, avó, irmã, amiga merece.

Passou os setenta agarrada à VIDA como ninguém. Objetivos e família movem o seu coração frágil. Chegou aos oitenta, o tempo – no dizer da Palavra de Deus – em que se manifesta que a vida foi e é robusta, é dos mais fortes.

*************************************************************************************************
Em 22 de janeiro de 1937, nasce em Frecheirinha-Ce, Maria do Socorro Portela, descendente de um casal simples e muito honrado: Lauro Nogueira Portela e Edite Carneiro Portela, uma família formada por 8 filhos, irmãos queridos e muito estimados por ela. Sempre recebeu cuidados ternos dos seus pais, que tiveram todo cuidado para que ela recebesse instrução e galgasse no mundo do saber, contratavam professor para ministrá-la aulas particulares, por entenderem que D. Socorro sempre foi uma criança cheia de vivacidade, bastante esperta. Em qualquer lugar e na escola, sempre se destacava.

Ainda na juventude, a comunidade Frecheirinhense preparava a chegada do novo pároco da época, o Pe. João Mendes de Lira. E Socorro Portela por seu destaque foi escolhida, por seu professor Benjamim Cavalcante, para em forma de poesia saudar o novo pároco. Em conversa ela revelou-me que as palavras ainda estavam gravadas em sua mente. E em seguida proclamou a minha pessoa, palavras estas, clamando ao povo de Frecheirinha para reunir-se ao calor do sol, para receber o Pe Lira em festa, na terra em que vem ser ele, o pastor. E esta é prova notória, que anos e anos passaram e em sua memória brilhante, ficou gravado cada palavra dita, naquele dia luminoso, comprovando que nem o tempo foi capaz de apagar suas lembranças e conhecimentos adquiridos, inclusive demonstrando a capacidade que fluía naturalmente com a oratória - herança nata familiar.

NA JUVENTUDE
Sempre muito fervorosa, participou do Movimento Eucarístico Jovem, foi uma guardiã da Eucaristia, sendo Cruzadinha, muito disciplinada e temente a Deus, viveu uma vida de propósitos. A juventude chegou, e estava ela sempre em destaque, se não era por suas habilidades, por sua comunicação extrovertida, era por sua beleza, sua formosura, seu jeito vaidoso e sempre muito ajeitadinha, simpática e fácil de atrair amizades. E mesmo sendo cobiçada, o destino encarregou-se de muito jovem contrair matrimonio.

Tudo corria em paz, com seu novo lar. Mas um FATO TRISTE,  acometeu naquele lar: a morte da sua filha: Eliane, que faleceu aos 4 aninhos de idade, de uma doença inesperada e que essa morte abalou por demais, seu casamento, seu esposo – que passou a viver em profunda tristeza por tão apego aquela criança. Diante de muitas dificuldades, D. Socorro não tinha escolha, relutava a todo instante em tomar uma decisão que era sofrida para ela, principalmente naquela época, que era uma separação e que vivia entre idas e vindas, no seu casamento. Mulher fervorosa que sempre foi, pediu sempre a Deus para que tudo se ajustasse e seguisse na construção do seu lar, da sua família. Mas chegou um momento, que os sofrimentos foram mais fortes e ela precisou, só, seguir com os cuidados de seus filhos e veio embora, do Furnalhão-Ubajara-Ce para morar com seus pais. Salienta, que de tudo na vida, temos que extrair o de melhor. E mesmo separada do esposo, nada foi capaz de abalar os laços que contraiu com seus familiares. Que o convívio com a família dele foi uma constante, formou laços e uma amizade grande, sempre foi muita acolhida carinhosamente por D. De Lourdes Aguiar e suas filhas, pessoas estimadas e muito queridas por D. Socorro, que fez questão de registrar.

Mas então, chegando a casa de seus pais, com a separação. Logo foi acolhida por eles, que foram muito generosos, ajudaram-na em tudo, sempre presentes e muito amável com seus filhos, ajudando sempre a criar seus netos, foi uma união até o dia de suas partidas deste plano, que ambos mantinham uma constante troca de amor e cuidados.

FILHA:
Boa filha, sempre cuidadosa – acordava sempre para fazer o café de seu pai 03 vezes na noite, que a ela sempre pedia porque tinha a sensação do alivio das tosses da asma que tinha. E para ele se sentir-se bem,muitas vezes antes mesmo dele pedir, estava ela em prontidão para fazer o melhor para satisfazê-lo. Com sua mãe, ela sempre esteve presente na vida de D. Edite, filha companheira e amável, disposta a realizar tudo para sua mãe, dedicando cuidados a sua saúde, parecia que depositava sempre em Socorro, a filha de quem ela tinha muita fé, por reconhecer que ela tudo fazia e resolvia com prontidão, do menor ou maior grau de resolução, em quem confiava bastante.

IRMÃ
Como já mencionado, a família foi composta de 08 irmãos, sendo:
Benetonho, o irmão caçula e mais dependente, sempre esteve muito ligado desde a infância, talvez por ser o mais novo da casa e manter uma proximidade tamanha com a casa dos pais. Ainda hoje, em qualquer condição, ele socorre-se dela, todos os dias quando aqui está, não a deixa de vê-la, é uma ligação profunda, quase de mãe e filho. Um irmão adorável, que com sua simplicidade e dedicação, os uniu sempre!

Beni – era o irmão cuidadoso, tão presente em sua vida, que muitas vezes dedicava cuidados aos seus filhos com amor de pai. A este, relatou que não tem palavras de agradecimento por tanto amor recebido, por tanta dedicação doada a seus filhos, que muitas vezes, ele realizava o papel de um pai para eles. Sua dedicação a Vicente Tomaz, filho mais velho de Socorro Portela, era incontestável, tentava a todo custo direcioná-lo no caminho reto, proporcionando inclusive inseri-lo no mercado de trabalho, são lembranças guardadas e que ela, tem uma gratidão tamanha!

Benedito Portela – um irmão que enchia de orgulho a família, sempre muito responsável e cheio de compromissos, estava envolvido nos cuidados do seu trabalho, da sua família, mas com atenção voltada sempre para nós e quando necessário, estava junto da família. Hoje, tem sido seu companheiro, com visitas diárias, trocam conversas e lembranças, que mais se achegam com o esse companheirismo e amor de irmão;

Auxiliadora Portela – sempre foram muito amigas, uma união incontestável, com uma parceria e amor de almas gêmeas, sempre buscaram apoio uma na outra na dificuldade,na adversidade a ajuda mutua e o entendimento sempre prevalecia, prevalece. Quando Auxiliadora, chega em Frecheirinha, é uma alegria e festa sem fim, que reina no coração de Socorro Portela.
Teresinha Portela, Alelis Portela e Aparecida Portela – citou como irmãs adoráveis, que partiram, deixando saudades e lembranças do tempo vivido da infância até a fase adulta, mas que os desígnios de Deus, o fizeram encerrar sua trajetória aqui na terra mais cedo. Mas que para D. Socorro, eram muito estimáveis, cada uma com sua significância em sua vida.

OS FILHOS:

Seus filhos dão continuidade a sua vida. São presentes dados por Deus, na sua vida. E que a salvam todos os dias, ofertando-a muito amor e felicidades. Casaram-se todos jovens e logo, também, constituíram suas famílias, proporcionando o crescimento familiar, composta hoje por 12 netos e 06 bisnetos. Como descrever seus filhos com seu olhar de mãe, que procura a todo instante dizer que não há distinção de amor para com eles, que cada um é uma jóia rara em sua vida, com seu jeito e modo particular de ser, mas que amor em abundância e cuidados singular é o que recebe deles.

Vicente Tomaz Aguiar Neto, com 04 filhos: Wesley, Wescley, William e Silmara.
Um suporte – um verdadeiro líder abarcou para si desde muito jovem, os cuidados e providencias necessárias para o bem de cada um, seja dela ou de seus irmãos, representa o pai da família. Conquistou o respeito através do seu jeito firme de ser, com seu jeito generoso e muito cuidadoso com todos, nada é realizado sem sua aprovação, que para D. Socorro é um filho muito dedicado, que em qualquer condição está presente, para solucionar todos os problemas e questões familiares. E salienta que nada é resolvido sem o seu consentimento, mas que ele é um líder democrático, que tem o respeito e amor de toda a família, dos seus irmãos, por seus feitos, seu trabalho - sempre foram pautados no bem comum, no melhor para a família.

Algumas lembranças...
Tentando extrair lembranças: ela relatou que Vicente Tomaz, muito jovem, o seu tio Beni conseguiu dar uma ocupação como forma de oportunizá-lo uma experiência, no seu primeiro emprego.E ao receber o primeiro salário,achegando-se o dia das mães, comprou humildemente uma corrente no Sr. Luis Gonzaga, que encheu o coração D.Socorro de muita alegria. Hoje, Vicente, conseguiu com sua dedicação, muito trabalho, juntar riquezas e a enche de presentes preciosos, mas nada a faz esquecer, desta valiosa lembrança repleta de muito amor. Vicente é um homem de moral, de respeito, de uma idoneidade incontestável, um orgulho para toda família. Vicente é um filho exemplar, que ela diz não ter palavras para expressar como o vê, seu amor por ele é imenso e sua gratidão, por tantos cuidados dedicado a ela, a seus outros irmãos é de infinita gratidão.
Ela relata que seus cuidados para com ela, está nos mínimos detalhes – cuidados necessários, até no dormir, se sua temperatura gela, está ele lá a cobri-la e controlando para que o frio não chegue a ela. Que muitas vezes, fecha os olhos e inebria-se do amor recebido e adormece com tranqüilidade, ao refletir como ela é rica por ter um filho tão valioso, quanto Vicente Tomaz!!!

Liliane Portela Ximenes– casou com 17 anos, formou cedo uma família, mas permaneceu sendo o xodó de D.Socorro e de todos os irmãos - sempre muito terna, doce, manhosa e bastante, ciumenta. Mas D. Socorro não faz distinção de nenhum de seus filhos, mas que sempre procurou dar assistência a Liliane, que casou bem jovem, procurou sempre estar presente com os cuidados com os netos. Logo, foi Liliane que a presenteou com seu neto primogênito, Ivanilson. A chegada deste neto trouxe-lhe tamanha felicidade e o fez entender que os netos, são extensão dos filhos, do qual enche o coração de amor, que trasborda do peito. Liliane é uma filha exemplar e muito companheira, uma boa esposa, dona de casa, uma mãe sem igual, que enche D. Socorro de orgulho. Liliane, casou-se com Ivanildo Ximenes Albuquerque, mais um filho para D. Socorro o , com 03 netos: Ivanilson, Iarley e Paulo Iure, que a presentearam-na com 03 bisnetos - difícil mensurar o amor, que tem a eles.

Lilieuda Portela Aguiar – casou com 19 anos, indo embora para Brasília, residir distante. Mas com alma voltada para sua mãe, que aqui ficou. Mesmo a distância entre elas, procura fazer-se presente, buscando alternativas numa ligação, nas visitas de férias - para amenizar a saudade que assola o coração de ambas. D. Socorro, conta que Lilieuda tem muitas virtudes, sempre foi uma filha muito obediente, cuidadosa e preocupada com ela. Estudou, formou-se e ainda bem jovem, conseguiu um emprego e começou a lecionar, e que mesmo sendo bastante vaidosa, quando recebia o salário, preferia entregar integralmente para sua mãe, pois preferia destinar para sua família, ao invés de gastar com suas vaidades e por também, entender que o que viesse a precisar, sua mãe estaria prontamente a fazer o melhor por ela. Lilieuda, casou-se com Bené, que também, mais um filho considerou, tiveram tem 03 filhos: Pedro Igor, João Victor e Letícia - netos adoráveis e muito amados, é assim, que os define.

Anastácio Leandro Portela Aguiar – o caçula dos filhos, ela diz que também, o ama sem medida. Não tem palavras para dizer o que representa Leandro, enaltece demais suas qualidades, um filho muito carinhoso, dedicado. Que perde as contas das vezes que ele no dia liga para sua ela. Que se duvidar, ele fala umas 20 vezes... palavras de D. Socorro. É muito paciente.E relembra, que quando criança, Leandro,era muito engraçado e desde criança, já tinha uma afinidade com o dinheiro, que um dia ela fazendo-o dormir pediu para ficar quieto, porque se não seu avô, a quem chamava de papai, partiria e logo, Leandro perguntou: mas ele deixa a bolsa dele? Era lá, que ele sabia que tinha dinheiro. É um comerciante nato, que foi embora de casa muito cedo, morar em São Benedito, que rápido cresceu em seu comércio e que D. Socorro se orgulha bastante de seu crescimento, de sua honestidade, deste bom filho que és. Ela diz que para ele, tudo é bom, nunca foi filho exigente, sempre compreensivo. Casado com Zaira, que ganhou uma nora – filha – amiga. Também, a presenteou com 02 amáveis netos e que resume o sentido de avó, o amor grande por seus netos.

E para os FILHOS E NETOS, o que representa o dia de hoje? Quem foi e é, Socorro Portela?
Relataram que dia 22 de janeiro é uma data muito especial, é o aniversário da mulher que foi a fonte para que eles existissem. E querem transmiti-la D. Socorro, através desta singela homenagem pelos 80 anos de vida da mãe, vó e bisavó, demonstrar que seus corações jubilam de felicidade por tão grande presente de Deus em suas vidas. Chegar aos 80 anos é um privilégio de quem fez por merecer.

Foram, testemunhas oculares, que existiram diversos momentos, teve perdas e também conquistas, mas que com a Graça de Deus, aos 80 anos a senhora chegou. Existiram momentos bons, momentos não tão bons, mas como falaram, você sempre firme na fé confiando sempre em Deus, acreditando em dias melhores, que por mais que as dificuldades surgisse, você não deixava os obstáculos a abaterem, nem deixava transparecer tristeza ou algo sem resolução. Virava-se de todas as formas para conseguir recursos - frisava cabelo, fazia unhas e tantas outras atividades, para sustentar os filhos - nunca queixava-se de nada. Sempre foi uma mulher aguerrida, que nunca desanima e perde a fé, nem nos piores momentos.

Recordam-se também, que juntos, passaram um momento muito difícil, Leandro enfrentou um tratamento por problemas de saúde. E necessitava de cuidados, e sua santa mãezinha não hesitou, correu para junto dele e transferiu sua moradia para Fortaleza, para acompanhá-lo em todos os momentos, se não era nos cuidados, era ajoelhada em oração para que Deus restabelecesse tão logo, seu filho muito amado. E a família, junta e unida, venceu esta batalha com a Graça de Deus e as muitas orações de D.Socorro.
Então, D. Socorro, momentos foram tantos...

E seus filhos, hoje estão aqui para celebrar tão bela data, uma data que já ficou marcada em nossos corações. E querem com esta homenagem dizê-la:
Bendito seja seu ventre, sua vida, por ter sido um instrumento de Deus os carregando por 09 meses - os criando, educando no caminho do bem, sem jamais desanimar.

D. Socorro Portela, ficou com os filhos criança, com a incumbência de ser mãe e pai, ao mesmo tempo. Mas nem mesmo por isso, sentiu-se infortunada, desanimou e deixou de cumprir com determinação e coragem a sua missão - de educar e criar seus filhos, orientando-os sempre a seguir o caminho da fé, do bem, do amor ao próximo, trilhando seus caminhos com a fé em Deus. Sabemos que nada foi fácil, que em muitos momentos você se agarrou ao amor do Grande Pai, Deus, para seguir suas lutas diárias - de trabalhar, buscar subsistência financeira, de cuidar de 04 crianças, de amá-los e deixá-los protegidos sempre, de tudo e de todos.

Então, D. Socorro Portela, desde cedo o seu perfil é de uma mulher admirável, de uma mãe magnífica, de uma pessoa com um coração imenso, que com seu jeitinho especial, conquista e cativa a todos. Você é a afirmação de uma filha bondosa, que jamais dúvida dos planos de Deus, uma filha obediente e que usa os seus desígnios para seguir sua trajetória de forma brilhante, louvável e que sempre foi capaz formar laços de amizade profunda, com quem convive, por ser esta pessoa maravilhosa, doce e serena.
Por fim, pedimos a Deus por sua vida, que continue lhe dando muita saúde e luz, para que prossiga divulgando, com maestria e por muitos e muitos anos, acerca do que é ser, um ser humano em potencial, através do seu exemplo diário em suas ações firmes, como mãe brilhante para com seus filhos, netos, bisnetos, uma amiga de todas as horas e uma filha de Deus, com obediência infinita a Ele, para felicidade e admiração de todos que a conhecem!
PARABÉNS, D. Socorro Portela, por sua trajetória construída em seus 80 anos, de uma bela história de vida!!!

AUTORIA:

ANA KÁTIA XIMENES PRADO

CONTADORA



Nenhum comentário:

Postar um comentário