terça-feira, 17 de janeiro de 2017

FESTA DE ANIVERSÁRIO DOS 90 ANOS DE VIDA DO SR. ANTONIO CARNEIRO PORTELA (SR. ANTONIO FAUSTINO). EM FRECHEIRINHA-CE. DIA 07 DE JANEIRO DE 2017.


DIVERSOS FAMILIARES, FILHOS, NETOS E BISNETOS E AMIGOS CELEBRAÇÃO, NA NOITE DE SÁBADO DIA 07 DE JANEIRO DE 2017, NA IGREJA MATRIZ DE FRECHEIRINHA, SANTA MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 90 ANOS DE VIDA DO SR. ANTONIO CARNEIRO PORTELA, CONHECIDO POR TODOS POR SR. ANTONIO FAUSTINO, MISSA CELEBRADA PELO PE. MAGALHÃES.

LOGO APÓS A MISSA O ANIVERSARIANTE RECEBEU TODOS OS FAMILIARES E AMIGOS PARA UM JANTAR NO BALNEÁRIO CARATININGA EM FRECHEIRINHA. ONDE FOI LIDA A BIOGRAFIA E TAMBÉM DIVERSAS HOMENAGEM FORAM REALIZADA COMO A LEITURA DO LINDO ACRÓSTICO PELA AUTORA SRA. BENEDITA BARBOSA AGUIAR E CANTO DOS PARABÉNS, DANÇA DA TRADICIONAL VALSA COM O ANIVERSARIANTE DANÇANDO COM FILHOS E NETOS. A FESTA FICOU POR CONTA DO CANTOR LÉO FREIRE ACÚSTICO E TOINHO SANFONEIRO..

NOSSOS PARABÉNS AO ANIVERSARIANTE E QUE DEUS O ABENÇOE SEMPRE!!!FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

ANIVERSARIANTE SR. ANTONIO FAUSTINO 90 ANOS








Biografia de Antonio Carneiro Portela
“Antonio Faustino - 90 Anos”

Vou contar-lhe uma história de um homem lutador, que vencendo muitas batalhas e barreiras da vida, chega aos 90 anos com uma história permeada de muito trabalho duro, perdas, e de muitas conquistas.

Foi na fazenda assunção, no canto do enchú, no Município de Coreaú – CE, que no dia 22 de novembro de 1926, nasceu Antonio Carneiro Portela, conhecido por Antonio Faustino, filho legitimo do casal Joaquim Carneiro Portela e de Maria Francisca Aguiar, sendo 03 filhas e 05 filhos, ele o primogênito.

Seu pai homem de poucas palavras, endurecido pelas dificuldades e labutas da vida diária, era um homem rígido e regia de seu primogênito, mesmo pequeno para lida, responsabilidades e serviços de um adulto, que Antonio Carneiro Portela aceitara por respeito e obediência ao pai.

E ele encontrara em sua mãe e avós paternos, muito amor e carinho e difera da dureza de seu pai. Sua lida diária do amanhecer a noite adentro era pesada, afadigada e cansativa e que o mesmo aceitava como destino. Apesar da rotina laboriosa diária tirava-se dois meses por ano para receber em sua casa o mestre Antonio Rodrigues, que repassava seus ensinamentos de leitura e escrita. A vida não poupou Sr. Antonio Carneiro das perdas: na infância perdeu seus avós e na adolescência perdeu sua querida mãe. Com 16 anos passava assumir novas responsabilidades, principalmente dar apoio e cuidar dos irmãos pequenos, passando assim a ser pai e mãe, já que seu pai depois da morte da mãe endurecia mais ainda a personalidade, passando a ficar fora de casa longos dias e longas noites, a procura de uma nova esposa. E a luta continuou para ele.

Foi somente aos 20 anos por ocasião da visita dos primos que moravam, na cidade de Crateús-Ce, que ele saíra de sua casa pela primeira vez na vida, descobrindo então um mundo diferente, descortinando-se novos interesses, como paquerar, namorar, ir a missa e Festejos de São Francisco em Ubaúna, festas e leilões. A partir de então tomando a decisão de casar-se e ter sua família e seu lar. E ele foi em busca dessa empreitada.
Certo dia, sua Tia Chicuta, lhe falou de uma linda moça prendada, de boa família, trabalhadeira, ideal para ser a sua esposa, logo Antonio Carneiro Portela acolheu o conselho. E quando conheceu a Mariana Caçúla caiu de amores por ela, sendo o sentimento recíproco. Passaram-se seis meses de namoro e no dia 22 de julho de 1949, na Capela de São Francisco, distrito de Trapiá, hoje Ubaúna-Coreaú-Ce, contrairão Enlace Matrimonial, realizou-se uma grande festa de recepção aos convidados.

O casal a pedido do sogro Abraão Caçula de Almeida, foram morar com ele, pois descobriram muitas afinidades, e gosto parecidos, desenvolvendo entre eles confiança e carinho, contando com o apoio do sogro e da  esmeralda esposa, de muito trabalho e esforço desmedido, eles foram pouco a pouco adquirindo suas posses e aumentando seus bens.
E aquele casal que crescia em bens matérias, viu-se abençoado por deus quando Mariana ficou grávida pela primeira vez. Era hora de construir sua própria casa, sendo a mesma construída nas imediações da casa do sogro. Onde nasceu então o primeiro filho José Carlito-(em memorian), bem como: Joaquim Neto, Maria de Fátima e Maria Gorete--(em memorian), estão entre nós: Maria das Graças Portela Machado, Antonia Caçula, Francisco e José Maria e Antonia Auri, aumentando ainda mais a sua prole adotou Joane e depois Ana Raquel.

E a vida do casal se frutificava pelas bênçãos da fé em deus e da virgem Maria, bem como pela fé em São Francisco, inclusive a viagem anual da família a Canindé-Ce, era sagrada. A família crescia e preocupada em garantir um futuro melhor para seus filhos, comprava uma casa na cidade de Frecheirinha, para passar o Festejos da Padroeira Nossa Senhora da Saúde, em setembro e para os filhos estudarem. Mas o casal bem como toda família passara momentos difíceis com a perda de sua filha Maria Gorete. O consolo só veio com muita oração. E a vida continuou para esta lida família. O casal da roça continuara sua lida na agricultura e a família só aumentava, chegando genros, nora, netos e bisnetos e a tradição se manteve: o primeiro neto era apadrinhado pelos avós.

Mariana e Antonio chegaram-se chegaram a confirmar seus atos matrimonial, de 50 anos de casados, bodas de ouro, com uma linda missa em ação de Graças celebrada pelo Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva, na Igreja Matriz de Frecheirinha. O casal viveu junto por 52 anos, quando em no ano de 2001, Antonio perdia sua esposa Sra. Mariana, seu amor, sua companheira, ficando desnorteado sem rumo, sem ânimo, sem alegria como ele nos contou. Mas a vida tinha que continuar para aquele homem sério, já de idade avançada, ele precisaria de uma nova esposa para lhe fazer companhia em sua solidão e lida de agricultor contrariando novas núpcias com Sra. Benedita Elias de Almeida.

Contudo, Sr. Antonio Carneiro Portela-Antonio Faustino, chega aos 90 anos de idade. Hoje toda família reunida e onde juntos estamos aqui para dar graças ao senhor deus da misericórdia por sua vida, que durante o ano 2016,  ficou muito doente sobre isso ele expressa seus sentimentos “doença cruel, fiz várias cirurgias, foi sondado e hospitalizado varias vezes, peguei infecção hospitalar, nunca me senti tão debilitado em minha vida, se to aqui hoje e graças a deus e a Auri e Antonio que me colocaram debaixo do braço e enfrentaram comigo médicos hospitais, to me recuperando e retomando aos poucos minha vida, não é fácil, mas com muita fé em deus e força tô conseguindo”.

E graças a nossa Senhora da Saúde, sua protetora estamos na casa de deus celebrando seus 90 anos de vida, com sua família, composta por 04 filhos homens, 07 mulheres, 02 noras, 02 genros, 08 netas, 16 netos, 07 bisnetos, e 03 bisnetas.

Enfim, hoje Antonio Faustino é com muito orgulho que toda sua família lhe agradece por todos os seus ensinamentos de honestidade, respeito ao próximo, humildade, e acima de tudo uma educação fundamentada na fé cristã, reconhecem seus esforço e sua garra, determinação para manter todos os filhos unidos na escola para receberem a educação necessária. Para se tornarem homens e mulheres de bens, capazes de seguirem seus caminhos e andarem com as próprias pernas.

Queremos então agradecer por tudo que fez por nós, papai obrigado pela vida e pelas lições e broncas recebidas, pelo carinho e amor por todos os momentos vividos e acima de tudo por ser o melhor pai do mundo. Obrigado e que deus lhe abençoe hoje e sempre amém. Feliz aniversário!!!.

Autora:
Maria do Socorro Carneiro

Colaboração Especial:

Reginaldo Rodrigues Mourão 

Historiador de Frecheirinha-Ce.



LINDO ACRÓSTICO FEITO PELA SRA. BENEDITA BARBOSA DE AGUIAR, EM HOMENAGEM AOS 90 ANOS DO SR. ANTONIO FAUSTINO.












Nenhum comentário:

Postar um comentário