segunda-feira, 4 de agosto de 2014

FRECHEIRINHA DE LUTO: SEPULTAMENTO DE VANDERLEI CUSTÓDIO DE AZEVEDO, CÃMARA MUNICIPAL REALIZA HOMENAGEM AO EX-VEREADOR VANDERLEI-FRECHEIRINHA-CE. DIA 03 DE AGOSTO DE 2014...


CÃMARA MUNICIPAL DE FRECHEIRINHA REALIZA SESSÃO SOLENE (PÓSTUMA) A VANDERLEI CUSTODIO AZEVEDO.

Em sinal de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido junto ao Legislativo Municipal na oportunidade em que foi Vereador do Município de Frecheirinha, por cinco mandatos, a Câmara Municipal realizou na tarde deste domingo dia 03 de agosto-2014, uma sessão solene em homenagem ao Sr. Vanderlei Custódio Azevedo, falecido na noite de sábado em sua residência.
Após a saudação inicial de acolhimento e condolências aos familiares e amigos, a Sra. Presidente Maria Marlene Aguiar determinou que fizesse a leitura do histórico da vida do homenageado, justificando a realização daquela sessão solene, prestando a sua homenagem ao ex-vereador Vanderlei Custódio Azevedo que exerceu o mandato de Vereador  quando desempenhou importante papel e contribuiu para desenvolvimento de Frecheirinha.

Em seguida realizou diversas falas ressaltando a pessoa de Vanderlei e sua importância para muitas pessoas de Frecheirinha. Em seguida realizou-se o cortejo de sepultamento passando pelas principais ruas da cidade e pelo Estádio Municipal até o Cemitério São Miguel de Frecheirinha, acompanhado de muitos políticos, comerciantes, ex-vereadores, vereadores, familiares e amigos.

BIOGRAFIA DE VANDERLEI CUSTÓDIO AZEVEDO

Nascido no dia 03 de março de 1947, Vanderlei Custódio Azevedo foi o segundo dos dez filhos de Gerardo Custódio de Azevedo (in memorian) e Esterlita Aguiar Azevedo (in memorian). Nasceu no município de Sobral/CE, mas cresceu e criou-se em nossa amada Frecheirinha. Teve nove irmãos: Vandick, Vanderlane, Vanderli (in memorian), Valdemir, Vilani, Vanice, Vilma, Valmir (in memorian) e Valfrido.
Embora tenha sido um homem sábio e experiente, teve poucos estudos, concluiu o antigo “primário”. Seus conhecimentos, na verdade, não foram adquiridos a partir do que lhe foi ensinado, mas sim do que foi vivenciado. Seus maiores e melhores mestres foram seus pais e a vida.
Desde muito jovem, Vanderlei já trabalhava. Primeiramente na produção de cal, nas caeiras. Por muitos anos de sua juventude, trabalhou como produtor de cal e motorista de caminhão; produzia a cal e a transportava para os Estados do Maranhão e Piauí. Já na fase adulta, ingressou na vida política em 1988, quando foi eleito Vereador de Frecheirinha pela primeira vez. Vereador de cinco mandatos, foi Presidente da Câmara por duas vezes e encerrou sua carreira política em 2008. Também trabalhou na produção e venda de pães em sua própria padaria, a conhecida “Padaria do Vanderlei”.
Ainda na juventude, demonstrava grande paixão pelo futebol, paixão essa herdada de seu pai. Alegria, solidariedade e caridade marcaram a passagem desse cidadão em nosso meio. Sempre cumpriu com maestria a missão de trabalhador, batalhador e ser humano solidário aos mais necessitados.
Vanderlei casou-se, primeiramente, com a Senhora Socorro Brandão, com quem teve quatro filhos. Também constituiu família com a Senhora Zulene Fernandes, com quem teve três filhos. Fora de seus casamentos, Vanderlei teve mais quatro filhos. Por fim, teve vida conjugal com a Senhora Rosilene. Foi avô de nove netos.
Vanderlei sofreu muitas perdas, entre elas a partida de seus pais. Apesar de sofrida, foram despedidas que representaram o ciclo natural da vida: filhos enterrando os pais. Viu partir, também, seu irmão Valmir. Mas sofrimento incomparável mesmo foi o decorrente do falecimento de um de seus filhos: o menino Odevan, cuja partida tão prematura comoveu a toda a cidade.
No dia 28 de fevereiro de 2010, foi vítima de um AVC violento e passou a ser cadeirante. Vanderlei teve que deixar de trabalhar. O AVC não afetou sua lucidez, mas passou a ser dependente de terceiros em razão das sequelas físicas. Daí para frente, lutou com bastante fortaleza e bravura para restabelecer sua saúde e sua independência. Contudo, o AVC deixou sequelas irreversíveis e, consequentemente, a saúde física bastante frágil. No dia 02 de agosto de 2014, em Frecheirinha, veio a falecer.
Apesar dos pesares, Vanderlei sempre foi namorador e amante da vida noturna e sempre será lembrado pela alegria contagiante de viver. Foi um grande esportista e referência no futebol frecheirinhense. Cristão assíduo, participava do terço dos homens e das missas todos os domingos. Homem caridoso, ingressou na política pela vocação de ajudar aos mais necessitados.
Com apenas 67 anos de idade, Vanderlei Custódio Azevedo partiu desse mundo e, na certeza de que foi recebido no reino dos Céus, nos resta guardar na memória a alegria contagiante por ele transmitida e seus ensinamentos de cidadão honesto e caridoso.
Aos familiares, pedimos a Deus que conceda fortaleza, sabedoria e consolo para vivenciar tamanha e irreparável perda. À alma de Vanderlei Custódio Azevedo, pedimos que lhe seja concedida muita luz e a merecida paz.

Essa é uma homenagem dos Vereadores Maria Marlene Pinto Aguiar, Maria do Livramento Cunha Silva, Francisco Mesquista Portela, Edvando Aguiar Moita, Maike Bispo Pontes, Francilúcio Albuquerque Aguiar, Erasmo Teixeira Moita, Manoel Aurélio Rocha e Adriano Aguiar Lima.

Plenário da Câmara Municipal de Frecheirinha/CE, aos 03 de agosto de 2014.






Nenhum comentário:

Postar um comentário