O maior símbolo de origem de Frecheirinha pode ter chegado ao fim, na manhã desta terça-feira(03/11/2015), a vazão do olho d'água parou de jorrar, agora pela tarde, frequentadores do Polo de Lazer ficaram admirados e lamentaram pela situação.
Uns dos possíveis motivos pode ter sido a quantidade de poços profundos particulares que foram perfurados no município, assim como aterros e construções próximo a área.
As possibilidades do olho d'água voltar a jorrar são mínimas, devido a seca que nossa cidade enfrenta e pela grande extração de água de poços particulares. Estima-se que no raio de 2 Km do olho d'água, haja mais de 15 poços profundos.
Segundos estudos realizados pela Funceme(Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), a previsão é que 2016 seja mais um ano com chuvas abaixo da média.
SÍMBOLO DA ORIGEM DA CIDADE DE FRECHEIRINHA
Segundo a Wikipédia, a história de Frecheirinha "começou num olho d’água, habitada por uma tribo provavelmente descendente dos Tabajaras (Senhores das Serras) que habitavam os sertões e rios da Zona Norte do Ceará. A tribo era liderada por uma índia chamada “Flexeira” muito hábil no manejo da flecha.
Flexeira deu à luz uma filha que em pouco tempo tornou-se muito mais hábil no manejo da flecha do que a própria mãe e logo ficou muito querida e respeitada na aldeia. Em homenagem à indiazinha a aldeia passou a ser chamada de “Flexeirinha”. Daí surgiu a toponímia Frecheirinha, ou seja, nome adaptado do diminutivo de flecheiras."
FONTE BLOG KAPA DA CIDADE...
Nenhum comentário:
Postar um comentário