A Comunidade de Siriema, será beneficiada com um projeto da Construção de uma Casa de Sementes Crioulas "tradicionais", em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação Comunitária de Siriema, e por meio da Caritas Regional, que será a entidade executora do projeto.
Após, análise e reuniões locais, o STR de Frecheirinha juntamente com a Rede de Intercâmbio de Sementes - RIS da Zona Norte, identificaram o potencial da comunidade e logo fizeram os encaminhamentos necessários junto a equipe do projeto EcoForte. Assim, como Siriema, outras comunidades como irão receber o projeto.
A Comunidade já dispõe do terreno, que foi cedido pela paróquia para a construção da casa.
Nos dias 10 e 11 de novembro aconteceu a capacitação com 20 beneficiários local, nas dependências da capela da comunidade. O Curso contou com a contribuição das monitoras, Josilene e Lusirene, ambas estagiárias da EFA Ibiapaba , com o apoio do Chico Antônio, técnico do projeto, que trabalharam vários conteúdos em grupo, vídeos, dinâmicas; abordando temas da realidade local. As comunidades que participaram do evento foram Siriema, Barreira, Caiçara de Cima e Pau Branco.
O Presidente da Associação, Manoel Silva falou da importância desse projeto para a comunidade: "assim, fortalecendo mais nossa organização e com isso nos estamos dando o primeiro passa para que possamos chegar aos nossos objetivos."
O Presente Projeto, faz parte do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Brasil Agroecológico), e seu primeiro edital prevê o investimento de R$ 25 milhões financiados pela Fundação Banco do Brasil, o Fundo Amazônia e o Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frecheirinha, Francivaldo Silva afirma que "o projeto vem para potencializar as sementes crioulas, "tradicionais", da região assim, facilitando o manejo e movimentação da semente para a época do plantio e com isso tendo uma grande variedade de sementes armazenadas, e assim como outras áreas a ser beneficiadas".
FONTE: BLOG KAPA DA CIDADE-FRECHEIRINHA-CE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário