8ª Conferência Estadual de Saúde (8ª CES) A 8ª CES terá como tema central “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”
Além das discussões, evento elegerá 120 delegados para participarem da Etapa Nacional, que acontecerá em agosto deste ano
O Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau) realiza nos dias 26 e 27 de junho, a 8ª Conferência Estadual de Saúde (8ª CES) e mobiliza os Conselhos Municipais de Saúde e a sociedade para as discussões em torno do tema da conferência que será “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.
O objetivo das Conferências de Saúde é reafirmar, fortalecer e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), público, universal, integral, equânime com financiamento adequado e regular visando garantir a saúde como direito humano e dever do Estado, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988. Além de propor diretrizes para formulação da Política Municipal, Regional e Estadual de Saúde e o fortalecimento do Controle Social no SUS.
A 8ª CES terá como tema central “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. Quatro eixos serão debatidos: Eixo 1: Saúde como direito; Eixo 2: Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Eixo 3: Financiamento adequado e suficiente para o SUS; Eixo 4: Composição, Organização e Funcionamento dos Conselhos de Saúde.
Durante a cerimônia de abertura do evento foram homenageados com a Comenda Chico Passeata de Mobilização Social, dez personalidades que contribuem com a valorização e defesa do SUS.
Homenageados:
FRANCINETE CABRAL LIMA
Presidente da Rede de Catadores do Ceará e ex-conselheira do Cesau.
HENRIQUE JORGE JAVI DE SOUSA
Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará. Atuação em Gestão no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar. Foi secretário da Saúde do Ceará de 2015 a 2018 e atualmente Diretor
Corporativo do São Carlos Imagem
LACIANA FÁRIAS LACERDA
Advogada, militante do direito da saúde e atualmente conselheira Estadual de Saúde.
LUIZ ODORICO MONTEIRO DE ANDRADE
Médico, Doutor em Saúde Coletiva (UNICAMP) com Pós-Doutorado na Universidade de Montreal no Canadá. Deputado Federal de 2015 a 2018. Ex-secretário municipal de Saúde dos municípios de Icapuí, Quixadá, Sobra e Fortaleza.
MARIA DO SOCORRO MARQUES FERREIRA OLIVEIRA
Agente Comunitária de Saúde desde 1993, conselheira municipal de Icó, Coordenador dos Fórum da 17ªCRES e ex-conselheira Estadual de Saúde.
VERA MARIA CÂMARA COELHO
Graduada em Ciências Econômicas e especialização em Saúde Pública pela UFC e especialização em Curso de Planejamento a Nível Estadual pelo IPEA. Servidora Estadual da Secretária da Saúde do Estado.
CARLOS FELIPE SARAIVA BEZERRA
Médico, Ex-Prefeito do Município de Crateús, Deputado Estadual e membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.
JOÃO ANANIAS VASCONCELOS NETO
Médico Sanitarista, ex-prefeito do município de Santana do Acaraú, ex-deputado estadual e federal, ex-secretário de Saúde do Estado do Ceará de 2007 a 2010.
MARIA GORETTI ARAÚJO SOUSA
Graduada em Pedagogia, pós-graduação em Gestão Pública pela Unicamp, servidora do município de Fortaleza e atualmente Secretária Executiva do Cesau.
DJACIR RIBEIRO PARAHYBA (IN MEMORIAM) – REPRESENTADO POR SEU FILHO, MARCOS COELHO PARAYBA.
Médico, diretor do IJF, presidente da Associação dos Hospitais do Ceará e foi o primeiro médico a fazer uma cirurgia com tórax aberto no Ceará.
FONTE:Assessoria de Comunicação do Conselho Estadual de Saúde (CESAU)
Nenhum comentário:
Postar um comentário